EM ZABELÊ: Projeto de educação musical para crianças de 7 a 10 anos, por meio do violão

Image
 
Zabelê mais uma vez avança nas questões do desenvolvimento humano e social. No início de março a Prefeitura, através da ação direta da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, deu início na Escola Municipal Professora Maria Bezerra da Silva ao projeto de Educação Musical para Crianças de 07 a 10 anos através da execução instrumental do violão erudito.

O projeto será ministrado pelo Violonista-Professor Jaelson Farias e terá como finalidade a criação de uma camerata de violões formada por 10 alunos e alunas do município, escolhidos por meio de um teste de seleção aplicado pelo próprio professor. O professor informou que “a escolha foi um tanto difícil pelo fato de terem muitas crianças aptas a fazerem parte do projeto”, num total de 132. No entanto, teve que “endurecer o coração” e escolher as mais hábeis.

A técnica a ser utilizada será a desenvolvida pelo músico-pedagogo Napoleão Costa Lima, que permite um aprendizado musical mais acelerado e eficaz. É bom ressaltar, lembra o professor, que além do aspecto musical, o projeto auxiliará no desenvolvimento pessoal dos alunos, pois exigirá muita disciplina, dedicação e concentração dos mesmos.

As crianças já demonstraram total envolvimento com o projeto através dos seus sorrisos e brilhos nos olhos. Os pais, felizes com o projeto, se comprometeram em cuidar do violão, do metrônomo (e afinador), do apoio para os pés e dá estante de partitura adquiridos pela escola para execução do curso. A prefeita Iris Sousa Henrique foi visionária ao dizer que “mais uma vez Zabelê brilhará através do profundo trabalho que as crianças violonistas virão a desenvolver com esse projeto inovador”.

Um comentário:

  1. Olá, sou Músico-pedagogo e particpo de um projeto como este, gostaria de trocar ideias com os coordenadores deste projeto assim como com os professores, sou muito feliz em trabalhar vinculando a cultura à assitência, é um trabalho de resgate muito eficaz e realmente gostaria de conhecer melhor esse projeto e trocar experiências.

    Hugo Araújo

    ResponderExcluir